Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
A Lei de Acesso à Informação - Lei nº 12.527 , sancionada pela Presidência da República em 18 de novembro de 2011, garante o acesso às informações públicas sob guarda de órgão e entidades públicas; facilitando, dessa forma, uma maior participação popular no acompanhamento e fiscalização das ações governamentais.
A Resolução CNJ nº 215/2015 regulamenta a transparência nos órgãos do Poder Judiciário, a qual define regras e procedimentos de forma a assegurar o direito fundamental de acesso à informação.
A Resolução TRE/MS nº 604/2017 dispõe sobre o acesso à informação, conforme a Lei n.° 12.527, de 18.11.2011, denominada Lei de Acesso à Informação - LAI, no âmbito deste Tribunal Regional, e dá outras providências. A Portaria Presidência n.º 35/2024 estabelece as unidades orgânicas responsáveis pela gestão dos conteúdos do Portal da Transparência.
A Ouvidoria Eleitoral é responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão – SIC e encontra-se, atualmente, sob gestão do Dr. José Eduardo Chemin Cury, autoridade responsável pelo cumprimento da LAI, no âmbito deste Regional Especializado sul-mato-grossense. Está situada no prédio sede deste Tribunal à Rua Des. Leão Neto do Carmo, 23, Parque dos Poderes, Campo Grande/MS - CEP: 79037-100, com atendimento presencial, nos dias úteis, das 12h às 18h.
Os pedidos de acesso à informação poderão ser encaminhados por meio do formulário online da Ouvidoria ou pelos demais canais de comunicação disponibilizados na página da Ouvidoria do TRE/MS. Ao enviar sua manifestação através do formulário online da Ouvidoria, será gerado automaticamente o número de protocolo que pode ser utilizado para acompanhamento online. Além do protocolo de atendimento (eletronicamente enviado), o acompanhamento da manifestação poderá ser realizado por e-mail ou telefone.
Pode-se apresentar pedido de informação por correspondência ou optar pelo recebimento da resposta em meio físico, seja por correspondência ou retirada no local. Para disponibilização das respostas por correspondências ou em meio físico, estão isentos de custas quem esteja em situação econômica que não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei 7.115/1983.
Abaixo estão disponíveis links para acesso às informações públicas disponibilizadas pelo TRE/MS em cumprimento à Lei de Acesso à Informação, tais como, contas, licitações, contratos, concursos, relatórios e outros temas de interesse da sociedade.
Cumprimento da Resolução CNJ nº 215/2015 (Anexo II)
Item |
Informação / Link |
Fundamento legal |
GESTÃO | ||
O órgão publica: | ||
1 |
Art. 6º, I, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
2 |
Os resultados do Planejamento Estratégico Institucional alcançados pelo órgão? |
Art. 6º, I, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
3 |
Art. 6º, I, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
4 |
Art. 6º, II, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
5 |
Art. 6º, V, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
6 |
Os dados gerais para o acompanhamento de programas, ações e projetos? |
Boas práticas. |
7 | Art. 6º, IV, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
8 | Art. 6º, IX, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
AUDIÊNCIAS E SESSÕES | ||
O órgão publica: | ||
9 |
As audiências públicas, consultas públicas ou outras formas de participação popular? |
Art. 9º, II, da Lei n.º 9.527/2011. |
10 |
Art. 6º, VI, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
11 |
Art. 7º, V, da Lei n.º 12.527/2011. |
|
12 |
O site transmite ao vivo, pela internet, as sessões dos órgãos colegiados? |
Art. 22, da Resolução CNJ n.º 215/2015 |
13 |
Art. 22, § 2º, da Resolução CNJ n.º 215/2015 |
|
14 |
Art. 7º, V, da Lei n.º 12.527/2011. |
|
SERVIÇO DE INFORMAÇÕES AO CIDADÃO – SIC | ||
O órgão publica: | ||
15 |
Art. 6º, II, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
16 |
O campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial?” |
Art. 7º da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
17 |
O sítio eletrônico tem uma dimensão denominada "Carta de Serviços ao Cidadão"? |
Lei no 13.460/2017, art. 7º. Boas práticas. |
18 |
Há indicação do órgão ou unidade orgânica responsável pelo SIC? |
Art. 10 da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
19 |
Art. 10 da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
20 |
Art.10 da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
21 |
O site indica a possibilidade de acompanhamento posterior do pedido de acesso à informação? |
Art. 9º, I, alínea "b", e art. 10, § 2º, da Lei n.º 12.527/2011. |
22 |
As respostas às perguntas mais frequentes da sociedade (FAQ)? |
Art. 6º, VIII, da Resolução CNJ n.º 215/2015 |
23 |
Art. 41, III, da Resolução CNJ n.º 215/2015. | |
24 |
Boas práticas |
|
OUVIDORIA | ||
O órgão publica: | ||
25 |
O site disponibiliza serviço que permita o registro de denúncias e reclamações? |
Resolução CNJ n.º 432/2021, art. 5º. |
26 |
O site disponibiliza serviço que permita o acompanhamento de denúncias e reclamações? |
Resolução CNJ n.º 432/2021, art. 5º. |
27 |
O site disponibiliza avaliação do serviço de registro de denúncias e reclamações? |
Resolução CNJ n.º 432/2021, art. 5º. |
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | ||
O órgão publica: | ||
28 |
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC vigente? |
Art. 6º, da Resolução CNJ n.º 370/2021. |
29 |
O Órgão publica o Plano de Contratações de Soluções de TIC vigente? |
Art. 4º e 5º, da Resolução CNJ n.º 468/2022. Resolução CNJ n.º 370/2021. |
30 |
Art. 7º da Resolução CNJ no 370/2021, associado às boas práticas previstas na Resolução CNJ no 215/2015. |
|
31 |
Art. 6º, § 4º , II, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
32 |
Art. 6º, § 4º , III, da Resolução CNJ n.º 215/2015. |
|
GESTÃO ORÇAMENTÁRIA | ||
O órgão publica: | ||
33 |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c a Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
34 |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c a Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
38 |
O órgão publica o Relatório de Gestão Fiscal? | Art. 55, § 2º, da Lei de Responsabilidade Fiscal. |
40 |
Art. 128 da Lei n.º 13.898/2019. |
|
LICITAÇÕES, CONTRATOS E INSTRUMENTOS DE COOPERAÇÃO | ||
O site divulga as seguintes informações relativas a procedimentos licitatórios: | ||
41 |
Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário. |
|
42 |
Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário. |
|
43 |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c o Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário |
|
44 |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c o Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário |
|
45 |
A íntegra das impugnações apresentadas entre a publicação do Edital e a abertura da sessão pública? |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c o Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário |
46 |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c o Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário |
|
47 |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c o Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário |
|
48 |
Art. 62, da Lei 8.666/93, arts. 91 e 95, da Lei 14.13321 e Lei 12.527/11 |
|
49 |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c o Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário |
|
O site divulga as seguintes informações concernentes a dispensas e inexigibilidades de licitação: | ||
50 |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c o Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário |
|
51 |
Art. 6º, VII, “a”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c o Acórdão TCU n.º 2622/2015 – Plenário |
|
52 |
Art. 129 da Lei n.º 13.242/2015. |
|
GESTÃO DE PESSOAS | ||
O órgão publica: | ||
53 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
54 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
55 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
56 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
57 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
58 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
59 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
62 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
63 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
64 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
65 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
66 |
Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
67 |
Art. 6º, VII, “b”, da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c o art. 15, parágrafo único, da Resolução CNJ n.º 219/2016. |
|
68 |
Art. 6º, VII, “e”, da Resolução CNJ n.º 215/2015 |
|
69 |
A remuneração e os proventos de membros, servidores, ativo, aposentado, pensionista e colaboradores? |
Art. 6º da Resolução CNJ n.º 215/2015, c/c a Resolução CNJ n.º 102/2009. |
70 |
Art. 3º, VI, da Resolução CNJ n.º 102/2009. |
|
71 |
Art. 5º, § 8º, da Resolução CNJ n.º 227/2016. |
|
AUDITORIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS | ||
O site apresenta: | ||
73 |
Prestações de contas do ano anterior? | Art. 8º, II, primeira parte e III, da IN TCU n.º 84/2020 e legislações estaduais sobre prestação de contas |
74 |
Relatório Anual de Atividades Exercidas? | Arts. 4º e 5º da Resolução CNJ n.º 308/2020. |
75 |
Certificado de Auditoria contendo o Parecer do Órgão de Controle Interno (órgãos federais) e demais exigências da legislação de prestação de contas? | Arts. 4º e 5º da Resolução CNJ n. 308/2020; art. 13, § 6o, da IN TCU n. 84/2020, e legislações estaduais. Art. 13, § 6o, da IN TCU n. 84/2020, e legislações |
76 |
Publicação da decisão quanto à regularidade das contas proferida pelo Órgão de Controle Externo? |
Acórdão TCU n.º 2.622/2015 – Plenário. Boas Práticas. |
77 |
Resolução CNJ n.º 309/2020, Seção IV. |
|
78 |
Resolução CNJ n.º 309/2020, arts. 69 a 73. |
|
SUSTENTABILIDADE E ACESSIBILIDADE | ||
O órgão publica: | ||
79 |
Resolução CNJ n.º 400/2021. Boas práticas. |
|
80 |
Boas práticas. |
|
81 |
Resolução CNJ n.º 400/2021. Boas práticas. |
|
82 |
Boas práticas. |
|
83 |
O órgão utiliza intérprete de linguagem brasileira de sinais, em manifestações públicas? |
Art. 4º, I e VI, da Resolução CNJ n. 401/2021. |
84 |
Art. 4º, I e VI, da Resolução CNJ n. 401/2021. |
|
85 |
Art. 4º, I e VI, da Resolução CNJ n. 401/2021. |
|
86 |
Art. 6º, § 4º , VIII, da Resolução CNJ n.º 215/2015; art. 8º , § 3º , VIII, da Lei n.º 12.527/11; art. 17 da Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e art. 9º da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pelo Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008. |
Cumprimento do Acórdão TCU Plenário n.º 1.832/2018 e demais exigências legais
Item |
Informação / Link |
Fundamento Legal |
|
Art. 11, Lei 12.813/2013 |
|
|
Apresentam alguma informação sobre receita? Últimos 6 meses (previsão, lançamento e arrecadação) |
Art. 8º, § 1º, III e Art. 8º, § 2º da Lei 12.527/2011 c/c Art. 7º, Inc. II, alíneas “a” a “c”, do Decreto nº 7.185/2010 |
|
Art. 48, II, Lei Complementar 101/2000 (LRF), Art. 9º, Portaria Interministerial 140/2006 |
|
|
Art. 11, caput e § 2º, I a VII, Decreto 6.932/2009 – “Carta de Serviço” |
|
|
Divulga dados e/ou estatísticas da movimentação processual por unidade? |
Art. 6º, IV, Resolução CNJ 215/2015 |
Art. 7º da Lei 8.443, de 1992 |
||
ITENS RELACIONADOS EM NORMATIVOS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, EM EXERCÍCIOS PRETÉRITOS | ||
Art. 4 da Resolução CNJ n.º 154/2012 |
||
Não se aplica: A Resolução CNJ n.º 195/2014 não se aplica a Justiça Eleitoral |
||
Não se aplica: A Resolução CNJ n.º 195/2014 não se aplica a Justiça Eleitoral |
||
Não se aplica: A Resolução CNJ n.º 195/2014 não se aplica a Justiça Eleitoral |
||
Registro dos repasses ou transferências de recursos financeiros |
Artigo 8º, § 1º, inciso II, da Lei nº 12.527/2011. |
|
Não se aplica: Apenas aos órgãos integrantes do Orçamento Geral da União e Tribunais de Justiça, se exigido pela LDO do Estado |
||
Boas práticas |
||
Atos de provimento e vacância de cargos efetivos e comissionados, bem como de funções de confiança |
Art. 100 da Lei nº 13.242/2015. |
|
Art. 5º da Res. CNJ nº 83/2009. |
||
Art. 41, II, da Res. CNJ nº 215/2015. |
||
Boas Práticas. |
||
Boas Práticas. |
||
Art. 3º e 4ºA, §1º, da Res. CNJ nº 34/2007 c/c a Res. CNJ nº 226/2016. |
||
Res. CNJ nº 211/2015. |
||
Art. 22, § 2º, da Resolução CNJ n.º 215/2015 |
||
Art. 8º, da Lei n.º 12.527/2011. |
||
Art. 3º da Resolução CNJ n.º 233/2016. |
||
A relação dos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) instalados, com indicação de instituições parceiras, endereço com CEP, e-mail e telefone de contato, caso haja. | Art. 3º, § 3º, da Resolução CNJ nº 508/2023 |
A Constituição Federal garante que todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado (CF, art. 5º, XXXIII).
A Lei nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação – estabelece no art. 23 as situações nas quais as informações são consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado.
A Resolução CNJ nº 215/2015, no art. 41, regulamenta a publicação de relação com as informações classificadas como sigilosas e de relação com as informações que foram desclassificadas do sigilo.
A Resolução TRE/MS nº 604/2017 dispõe sobre o acesso à informação, conforme a Lei n.° 12.527, de 18.11.2011, denominada Lei de Acesso à Informação - LAI, apresenta, em seu Capítulo II, as diretrizes para classificação, rotulação, desclassificação e reavaliação da informação no âmbito deste Tribunal Regional, e dá outras providências.
Informações classificadas como sigilosas
ANO
|
DOCUMENTO QUE CONTÉM INFORMAÇÃO CLASSIFICADA - Processo SEI nº
|
CATEGORIA NA QUAL SE ENQUADRA A INFORMAÇÃO
|
INDICAÇÃO DO DISPOSITIVO LEGAL QUE FUNDAMEN-TA A CLASSI-FICAÇÃO
|
DATA DA PRODUÇÃO DA INFORMA-ÇÃO
|
DATA DA CLASSI-FICAÇÃO
|
PRAZO DA CLASSI-FICAÇÃO
|
ASSUNTO
|
---|---|---|---|---|---|---|---|
2023 | 0006431-64.2023.6.12.8000 | Pessoal | Art. 21, I, da Resolução TRE/MS nº604/2017. | 30/10/2023 | 30/10/2023 | 30/10/2028 | Apuração de fatos relativos à Res. 685/2020 -TRE/MS |
2023 | 0005507-53.2023.6.12.8000 | Serviços | Art. 21, I, da Resolução TRE/MS nº604/2017. | 11/09/2023 | 11/09/2023 | 21/08/2028 | Apuração de fatos previstos na Lei n.º3157/2002, combate à discriminação devido a orientação sexual e identidade de gênero |
2023 |
0003933-92.2023.6.12.8000 |
Pessoal |
Art. 21, §1º da Resolução TRE/MS604/2017 |
06/06/2023 |
06/06/2023 |
05/06/2028 |
Informação da existência de processo administrativo disciplinar e relato de processo que correm em segredo de justiça. |
2022 |
0005652-46.2022.6.12.8000 |
Pessoal |
Art. 21, § 1º, Resolução |
08/08/2022 |
08/08/2022 |
08/08/2027 |
Assédio Moral |
2022 |
0003796-47.2022.6.12.8000 |
Pessoal |
Art. 21, § 1º, Resolução TRE/MS nº |
03/08/2022 |
03/08/2022 |
03/08/2027 |
Atividades desempenhadas por |
2022 |
0001458-46.2022.6.12.8018 |
Pessoal |
Art. 21, § 1º, Resolução TRE/MS |
25/04/2022 |
25/04/2022 |
25/04/2027 |
Pedido de teletrabalho |
2021* |
|||||||
2020
|
0001357-68.2020.6.12.8021
|
Pessoal
|
Lei 11.340/06 "Lei Maria da Penha"
|
09/02/2020
|
11/02/2020
|
11/02/2025
|
Pedido de remoção
|
2019* | |||||||
2018* | |||||||
2017* | |||||||
2016* |
* Neste período nenhuma informação foi classificada.
Informações desclassificadas
ANO
|
CÓDIGO DE INDEXAÇÃO DE DOCUMENTO QUE CONTÉM INFORMAÇÃO CLASSIFICADA – CIDIC
|
CATEGORIA NA QUAL SE ENQUADRA A INFORMAÇÃO
|
INDICAÇÃO DO DISPOSITIVO LEGAL QUE FUNDAMENTA A CLASSIFICAÇÃO
|
DATA DA PRODUÇÃO DA INFORMAÇÃO
|
DATA DA CLASSIFICAÇÃO
|
PRAZO DA CLASSIFICAÇÃO
|
ASSUNTO
|
---|---|---|---|---|---|---|---|
2022* |
|||||||
2021* |
|||||||
2020*
|
|
|
|
|
|
|
|
2019* | |||||||
2018* | |||||||
2017* | |||||||
2016* |
* Neste período nenhuma informação foi desclassificada.
Consultas públicas ou outras formas de participação popular
Instrução Normativa TCU n.º 84/2020
Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos - CPTEC
Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
Instrução Normativa TCU n.º 84/2020 - Rol de responsáveis
Gestão da Segurança da Informação
Instrumentos de Cooperação Vigentes
Audiências Públicas e Reuniões
Atuação e Produtividade dos Magistrados
Comissão de Participação e Valorização Feminina
Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação - CPEAD
Gestão Orçamentária, Financeira e Fiscal