Informações sobre a gestão de TIC
Painel visual de TIC
O painel visual de TIC permite visualizar informações importantes sobre a gestão de TIC, tais como:
- monitoramento da execução do PDTIC, através da verificação de metas e indicadores
- monitoramento da execução do plano de contratações
- monitoramento da execução do plano anual de capacitação
- monitoramento da execução dos projetos
- acompanhamento da execução orçamentária de TI
- consulta ao portfólio de soluções de TI
Acesso ao Painel visual de TIC
Indicadores Estratégicos
A consulta abaixo apresenta as metas e indicadores do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC 2021-2026, revisado em 2023; as medições foram iniciadas em janeiro/2024 e são realizadas em periodicidades diferentes, como por ex., de forma mensal, trimestral, semestral ou anual. Também há indicadores relativos ao processo eleitoral que são medidos a cada 2 anos.
Histórico
Plano de Capacitação de TIC
O plano de capacitação de TIC é elaborado anualmente, em procedimento administrativo exclusivo. Após a publicação da Ordem de Serviço, o monitoramento é feito através do acompanhamento dos pedidos de curso e atualização trimestral do indicador "taxa de execução do PAC.
- Processo de Gerenciamento de Capacitação de TI
Planos publicados
- 2024: processo SEI 0007624-17.2023.6.12.8000
- 2023: processo SEI 0000559-68.2023.6.12.8000
- 2022: processo SEI 0006945-85.2021.6.12.8000
- 2021: processo SEI 0009568-59.2020.6.12.8000
Contratações de TIC
No link abaixo, encontram-se informações importantes sobre as contratações, tais como: plano de contratações (formato pdf e csv) e proposta orçamentária de TIC.
Gestão de Serviços
A gestão de serviços de TIC foi instituída em 2019, através do Guia de Gestão de Serviços da STI. Referido guia tem sido atualizado periodicamente, a fim de se manter atualizado de acordo com a necessidade de melhorias apontadas. Recentemente, o CETI (Comitê Executivo de TI), instância responsável pelo acompanhamento da gestão de TIC, aprovou uma proposta de adoção de OKRs vinculados à gestão de serviços. O objetivo é aprimorar a gestão nessa área.
Abaixo, encontram-se disponíveis links para consulta a diversos materiais e conteúdos elaborados nessa área.
Portaria n.º 187/2019 do Guia de Serviços de TI (consolidada) | pdf | rtf |
Portaria n.º 209/2021 PRE - altera a portaria 187/2019 (ajuste atribuições CITIS) | pdf | rtf |
Guia de Serviços de TI v.2.5 - com processo de gestão de conhecimento (atualizado em agosto/2023) | pdf | rtf (*compactado devido ao tamanho) |
Tabela OKRs Gestão de serviços - ciclo 2 2024 | pdf | rtf |
Ata CETI (aprovação OKRs) - ciclo 2 2024 - 24/07 | pdf | rtf |
Tabela OKRs Gestão de serviços - ciclo 1 2024 | pdf | rtf |
Ata CETI (aprovação OKRs) - ciclo 1 2024 - 06/03 | pdf | rtf |
É possível acompanhar o painel da Central de Serviços de TIC e obter diversas informações sobre os chamados em tempo real .
- Painel de gestão de serviços de TIC
- Arquivos para download (formato csv)
CDTIC
O Comitê de Governança de TIC está regulamentado de acordo com a Resol. 555 TRE/MS e tem sua composição estabelecida em Portaria. Desde 2022, o Comitê tem se reunido mensalmente, a fim de aprimorar o acompanhamento dos processos e projetos de TIC.
A lista a seguir apresenta o calendário das reuniões e as respectivas atas.
- 2024
25/01 | 22/02 | 21/03 | 25/04 | 23/05 | 26/06 |
29/07 |
23/08 |
26/09 |
17/10 |
21/11 |
12/12 |
ata em pdf ata em rtf |
ata em pdf ata em rtf |
ata em pdf ata em rtf |
ata em pdf ata em rtf |
- 2023
26/01 | 27/02 | 30/03 | 27/04 | 25/05 | 29/06 |
28/07 |
24/08 |
28/09 |
26/10 |
23/11 |
07/12 |
- 2022
27/01 | 24/02 | 31/03 | 28/04 | 26/05 | 30/06 |
ata em rtf | ata em rtf | ||||
28/07 | 18/08 | 22/09 | 20/10 | 17/11 | 15/12 |
Levantamento iGovTIC-JUD
O iGovTIC-JUD é o indicador adotado pelo CNJ para avaliar a maturidade dos tribunais acerca das ações de governança, gestão e compliace. O referido indicador é calculado com base nas respostas dadas pelo órgãos em um questionário anualmente encaminhado pelo CNJ. A lista a seguir apresenta o índice atingido pelo TRE/MS nos últimos anos e ainda as respostas fornecidas.
- 2023
- iGov: 91,66 - nível Excelência
- respostas área técnica: download em pdf | download em rtf
- respostas área negocial: download em pdf | download em rtf
- 2022
- iGov: 86,42 - nível Excelência
- respostas: download em pdf | download em rtf
- 2021 (novo questionário)
- iGov: 76,52 - nível Aprimorado
- respostas: download em pdf | download em rtf
- 2020
- iGov: 0,89 - nível Aprimorado
- respostas: download em pdf | download em rtf
- 2019
- iGov: 0,82 - nível Aprimorado
- respostas: download em pdf | download em rtf
- 2018
- iGov: 0,45 - nível Satisfatório
- respostas: download em pdf | download em rtf
Portfólio de soluções
As soluções de TIC em uso no TRE/MS estão registradas no portfólio de serviços. Tal sistema permite o cadastro das soluções, seus gestores demandantes e técnicos e ainda a classificação dos sistemas em estratégico,tácito e operacional.
- Portaria PRE 207/2019 - designa gestores demandantes e técnicos
- Portaria PRE 281/2022 - atualiza a classificação de sistemas
- Para consultar o portfólio de soluções de TIC, basta acessar o painel visual de gestão de TIC.