Gestão de Projetos Corporativos

As iniciativas elencadas abaixo integram as iniciativas relativas ao período 2023/2024, sob gestão dos Desembargadores Paschoal Carmello Leandro e Carlos Eduardo Contar, respectivamente Presidente e Vice-Presidente/Corregedor deste Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.

Nos termos da Resolução TRE/MS n.º 702/2020, que dispões sobre o Sistema de Governança e Gestão do Tribunal, confere ao Comitê Permanente de Gestão Estratégica - CPGE a atribuição de " acompanhar e analisar o desenvolvimento das ações e projetos estratégicos, apreciando e sugerindo à Presidência deste Tribunal Regional medidas necessárias à sua implementação e resolução de eventuais pendências "; " elaborar propostas de critérios para avaliação e priorização de planos, programas e projetos estratégicos"; " identificar alinhamentos entre planos, programas e projetos estratégicos das áreas judiciária e administrativa " e; " emitir relatórios consolidados sobre os planos, programas e projetos estratégicos ".

Desta forma, o acompanhamento das iniciativas corporativas é realizado, em primeira linha, pelo Comitê Permanente de Gestão Estratégica - CPGE, que analisa os projetos e sua evolução através de relatórios de acompanhamento periódicos, assim como delibera acerca da necessidade de intervenções corretivas ou quaisquer outras providências que se fizerem pertinentes.

A elaboração das iniciativas abaixo considerou diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional de Justiça para o Poder Judiciário e, igualmente, pelo Tribunal Superior Eleitoral para a Justiça Eleitoral. Contempla projetos corporativos e ações específicas visando dar continuidade à avanços institucionais, ainda que tenham sido iniciados em gestões anteriores ainda progridem ao longo da gestão atual.

Número Processo Objeto do projeto Cronograma Escopo Orçamento Arquivo PDF Arquivo RTF Situação atual (2024)
0000547-20.2024.6.12.8000 Prêmio CNJ de Qualidade 2024 01.01.2024 a 10.08.2024 (entregas do projeto possuem atividades e prazos distintos, dada a miríade de critérios avaliativos inseridos no Prêmio CNJ de Qualidade 2024). Para melhor detalhamento, acessar Plano de Ação disponível em PDF ou RTF. Implantar ações para participação no Prêmio CNJ de Qualidade 2024, objetivando manutenção da premiação EXCELÊNCIA e DIAMANTE. Não constam custos. PDF RTF

Atividades em execução, com esteio nos critérios avaliativos previstos na Portaria CNJ n. 353/2023.

0007016-87.2021.6.12.8000 iESGo 2024

1) Reunião inicial das instâncias de apoio à governança para definição estratégica de como melhor atender ao TCU - 03.03.2024;

2) Formatação de tabela unificada, a facilitar a compilação do lastro probatório às questões inseridas no iESGo24 - 07.03.2024;

3) Submissão formal do questionário às unidades responsáveis - 07.03.2024;

4) Retorno das respostas pelas unidades - 20.03.2024;

5) Compilação e verificação pormenorizada das respostas, evidências e demais informações - 08.05.2024;

6) Submissão do questionário para apreciação das instâncias superiores de governança (Direção-Geral e Presidência) - 09.05.2024;

7) Anuência ou eventual correção apontada pelas instâncias superiores - 11.04.2024;

8) Preenchimento e envio do questionário eletrônico do iESGO24, do TCU - 12.04.2024;

Fomentar a gestão e governança no TRE/MS, tendo-se como referência o levantamento de governança iESGo, do Tribunal de Contas da União. Não constam custos. Excel (ZIP) CSV

Consolidação das respostas pelas unidades responsáveis, a serem fornecidas ao TCU até 12.04.2024.

0001457-47.2024.6.12.8000 Ranking da Transparência 2024

1) Definição da estratégia para atendimento ao normativo do CNJ - 05.02.2024;

2) Atualização dos conteúdos, pelas unidades gestoras responsáveis - 20.03.2024;

3) Conferência pormenorizada de todos os critérios de transparência - 22.03.2024;

4) Reunião do GT para alinhamento dos itens ainda pendentes - 27.03.2024;

5) Nova conferência dos critérios de transparência, pela GT - 31.03.2024.

Atuar, no âmbito do GT_PORTALTRANSPARÊNCIA, para manutenção do índice de 100% de aderência ao Ranking da Transparência 2024, almejando-se a permanência em primeiro lugar nacional. Não constam custos. PDF RTF

Realizada a reformulação e atualização das informações constantes do portal da transparência do TRE/MS, cujos critérios serão avaliados pelo CNJ nos meses de abril e maio/2024.

0001853-58.2023.6.12.8000 Observatório de Dados - um olhar consciente sobre consumo de água/esgoto e energia no TRE/MS

1) Reunião de nivelamento com as unidades envolvidas - 03.07.2023;

2) Definição dos dados a serem trabalhados e resultados a serem demonstrados graficamente - 10.07.2023;

3) Desenvolvimento da ferramenta de compartilhamento de dados de consumo pormenorizados - 14.07.2023;

4) Definição do modelo gráfico da representação dos dados obtidos - 28.07.2023;

5) Desenvolvimento da tela de BI preliminar - 28.07.2023;

6) Aplicação das sugestões levantadas durante a apresentação das telas preliminares - 31.07.2023;

7) Período de avaliação dos painéis preliminares pela equipe do projeto - 31.08.2023;

8) Apresentação da tela final do BI - 15.09.2023;

9) Publicação do BI no Observatório de Dados, em modalidade produção - 15.09.2023;

10) Acompanhamento dos dados e divulgação mensal do consumo em rede interna - atividade contínua.

Implantar ferramenta da ciência de dados (business intelligence) para gestão e controle de consumo e gastos, pormenorizados, de energia elétrica, água e esgoto, pelas Zonas Eleitorais. Não constam custos. PDF RTF

Implementado painel gerencial contendo dados individualizados das serventias eleitorais, para consumo de energia, água e esgoto.

0001798-10.2023.6.12.8000 Prêmio CNJ de Qualidade 2023 01.01.2023 a 10.09.2023 Implantar ações para participação no Prêmio CNJ de Qualidade 2022, objetivando manutenção da premiação DIAMANTE. Não constam custos Plano de Ação Plano de Ação

Formalizado plano de ação com conjunto com as unidades envolvidas, a fim de dar início às atividades relacionadas ao Prêmio 2023.

0001799-92.2023.6.12.8000 Ranking da Transparência 2023 01.01.2023 a 30.04.2023 Atuar, no âmbito do GT_PORTALTRANSPARÊNCIA, à manutenção do índice de 100% de aderência ao Ranking da Transparência 2023, almejando-se a permanência em primeiro lugar nacional. Não constam custos

Plano de trabalho

Plano de trabalho*

Concluídos os trabalhos de conferência individual e atualização de conteúdos, assim como preenchido questionário eletrônico CNJ (28.04.2023)

0005416-31.2021.6.12.8000 Repositório Arquivístico Digital - RDC-Arp 2021/2023 Implantação de programa de preservação digital para documentos arquivísticos em fase intermediária (de longo prazo) e permanente. R$ 110.000,00 TAP TAP

Projeto sobrestado em razão da possibilidade de celebração de ACT com a Câmara dos Deputados a qua está desenvolvendo um sistema para recolhimento dos documentos da fase permanente do SEI/PJE ao RDC-Arq ou a contratação do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia - IBICT para implantação do Sistema Hipátia.

Atualização das ações (27.03.2024)

0001699-11.2021.6.12.8000 Aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados 2021/2023 Implantar, no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, nº 13.709/2018, alterada pela Lei nº 13.853/2019, que dispõe sobre o tratamento de dados pessoais em meio físico ou digital, inclusive por pessoas jurídicas de direito público. Não constam custos adicionais Plano de Ação Plano de Ação O CGPD deliberou pela execução de piloto com três processos diferentes (Registro de Candidaturas; cadastro de dependentes e; nomeação de servidores). Atualização em 27.03.24 : Revisão de normativos locais, em aderência à Política Geral de Privacidade e Proteção de Dados no âmbito da Justiça Eleitoral (Resolução TSE n.º 23.650/2021)
0006950-44.2020.6.12.8000 Implantação de metodologia de Gerenciamento de Projetos 2020/2023 Definição de metodologia, artefatos padrões e fluxogramas em relação ao Gerenciamento de Projetos Institucionais Não constam custos adicionais Plano de Ação Plano de Ação Disponibilizada minuta de metodologia de gerenciamento de projetos (https://www.tre-ms.jus.br/o-tre/governanca-institucional/gestao-de-projetos). Pendente aprovação formal institucional (27.03.2024)
0003738-20.2017.6.12.8000 Gestão por Processos 2017/2023 Implantar modelo de Gestão de Processos, através da implantação de atividades relacionadas Não constam custos adicionais TAP TAP Elaborada minuta de metodologia para gestão de processos, ainda pendente a definição dos artefatos padrões (27.03.2024)
0003699-47.2022.6.12.8000 Prêmio CNJ de Qualidade 2022 2022 Implantar ações para participação no Prêmio CNJ de Qualidade 2022, objetivando a manutenção da premiação Ouro ou, eventualmente, o retorno à categoria Diamante. Não constam custos adicionais TAP TAP

Projeto concluído, com apuração de percentual alcançado de 91,09%, circunstância que posicionou o TRE/MS em primeiro lugar no segmento eleitoral e em segundo lugar geral, logrando a categoria DIAMANTE para 2022 (Ata da RAE de encerramento)

0002509-83.2021.6.12.8000 Plano Integrado de Eleições 2022 2021/2022 Desenvolvimento do PIE 2022, documento que retrata o planejamento das Eleições Gerais de 2022 Não constam custos adicionais TAP TAP

Projeto concluído, com aprovação e publicação do PIE mediante edição da Resolução TRE/MS n.º 770/2022 (Anexo).

0002318-38.2021.6.12.8000 Prêmio CNJ de Qualidade 2021 2021 Implantar ações para participação no Prêmio CNJ de Qualidade 2021, objetivando a manutenção da premiação Diamante. Não constam custos adicionais TAP TAP

Projeto concluído. Apurado resultado final em 86,88% dos critérios de cumprimento, com classificação em categoria Ouro, a apenas quatro pontos do terceiro colocado. Resultado final em 7º nacional, dentre 92 tribunais do país.

Apresentação do resultado do Prêmio CNJ de Qualidade 2021 e providências para a premiação 2022

0007466-98.2019.6.12.8000 Governança Corporativa 2019/2021 Implantar modelo de governança corporativa Institucional para servir de base para o desenvolvimento dos demais modelos de governança Não constam custos adicionais TAP TAP

Projeto concluído. Apresentado o resultado do iGG (Índice de Governança e Gestão Pública), pelo Tribunal de Contas da União, exercício 2021, tendo este Regional aferido o percentual de 60,2%. (https://bit.ly/30WnVte )

Apresentação de lições aprendidas e providências para o iGG 2022

* (Inserido documento em formato *.DOC, porquanto o sistema de navegação do TSE não permitiu o upload do arquivo em extensão *.RTF)

A gestão de projetos no Tribunal Regional de Mato Grosso do Sul está em fase final de elaboração, com disponibilização de minuta de metodologia, artefatos padrões e fluxogramas, com vistas ao cumprimento da Meta Nacional nº 1/2011, do Conselho Nacional de Justiça, que determinou a criação de unidade de gerenciamento de projetos nos tribunais para auxiliar a implantação da gestão estratégica.

A gestão de projetos no âmbito do TRE/MS segue metodologia híbrida, baseada em técnicas ágeis de gerenciamento de projetos e do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK ® ), além de consistir, essencialmente, em conjunto de técnicas, regras e métodos orientados para mostrar o que deve ser feito em um projeto, com mapas visuais das etapas a serem seguidas.

A primeira versão da metodologia fora disponibilizada em março de 2021 (minuta - versão 00), e deverá ser aplicada no desenvolvimento de projetos institucionais " pilotos " e revisada posteriormente, após aplicação prática, preferencialmente por servidor distinto daquele que a elaborou, de forma a manter maior isenção possível na implementação, análise e revisão da metodologia. Eventuais ajustes na metodologia deverão ser sempre incentivadas, com a finalidade de simplificá-la e sedimentar efetivamente a cultura de projetos no Tribunal, de modo a contribuir para a padronização de procedimentos, redução de custos e riscos operacionais, evitar retrabalho, dotar o gestor de maiores subsídios para tomada de decisões estratégicas e compartilhar lições aprendidas para projetos futuros.

A versão atual trouxe elementos relacionados aos fluxos de processo (mapeamento) para facilitar a compreensão da metodologia pelos gerentes de projeto. Com a representação gráfica do processo de trabalho se pretende agregar melhorias que possibilitem maior percepção do detalhamento das fases do projeto por todos os envolvidos, auxiliando na definição de responsabilidades e entregas, assim como na tramitação da documentação do projeto no sistema SEI!.

O processo de gerenciamento compreende quatro fases (ciclo de vida do projeto), sistematizadas e sequenciais, cada uma documentada através de formulários específicos.

Fase 1 - INICIAÇÃO

É a primeira fase do projeto, que compreende:

a) Definição do escopo inicial;
b) Comprometimento dos recursos financeiros iniciais;
c) Identificação das partes interessadas internas e externas que vão interagir e influenciar no resultado geral do projeto;
d) Indicação do gerente e da equipe do projeto.

Termo de Abertura do Projeto (TAP) - Inicia um projeto e relaciona os requisitos iniciais para atender às necessidades ou expectativas das partes interessadas.

Acesse o formulário TAP (documento editável) ;

Acesse o fluxograma do processo Iniciação ;

Acesse o mapeamento do processo de Iniciação (documento BPM) .

Fase 2 - PLANEJAMENTO

É a segunda fase do projeto e consiste em definir os objetivos a serem realizados para o alcance total do escopo e desenvolver o curso de ação necessário para alcançar esses objetivos.

Plano Geral do Projeto (PGP) - Detalha as ações e condições necessárias para realização do projeto.

Acesse o formulário PGP (documento editável) ;

Acesse o fluxograma do processo Planejamento ;

Acesse o mapeamento do processo de Planejamento (documento BPM) .

Fase 3 - EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE

Consiste nos procedimentos realizados para concluir o trabalho definido no plano de geral do projeto, de forma a cumprir as especificações da iniciativa, além de acompanhar, avaliar e regular o progresso do projeto para atender aos objetivos definidos no planejamento. Envolve ainda:

a) Coordenar pessoas e recursos;
b) Integrar e executar as atividades do projeto em conformidade com o plano geral;

Acesse o formulário RAP (documento editável) ;

Acesse o fluxograma do processo Execução, Monitoramento e Controle;

Acesse o mapeamento do processo de Execução, Monitoramento e Controle (documento BPM) .

Fase 4 - ENCERRAMENTO
Finaliza todas as atividades do projeto, para encerrá-lo formalmente.

Termo de Encerramento do Projeto (TEP) - Formaliza o término do projeto, por cancelamento ou conclusão. Avalia o desempenho do projeto e registra as lições aprendidas.

Acesse o formulário TEP (documento editável) ;

Acesse o fluxograma do processo Encerramento ;

Acesse o mapeamento do processo de Encerramento (documento BPM) .

Plano de Ação - PA

Além dos artefatos de projetos e fluxogramas de processos elencados acima, a metodologia deste Regional prevê a utilização de formulário Plano de Ação para iniciativas não consideradas como projetos corporativos e que não envolvam mais de uma Unidade (Secretaria, CRE ou Assessoria), circunstâncias que permitirão tramitação mais célere e menos burocrática pelas unidades demandantes. Segue abaixo o formulário, em formato editável.

Acesse o formulário PA - Plano de Ação (documento editável) .

Gestão de Portfólio

As iniciativas geradas para suportar o planejamento estratégico e o ímpeto inovador de colaboradores que pretendem traduzir suas ideias em resultados devem gerar diversas iniciativas, que irão concorrer entre si, por tempo e recursos escassos. Dentro desse cenário, a gestão de uma quantidade demasiada de propostas pode resultar em entregas pouco efetivas, dado que, os servidores naturalmente já estão envolvidos com suas rotinas diárias. A gestão de portfólio se propõe a definir, por meio de critérios consistentes, na escolha das propostas que serão implementadas, valorizando, assim, a efetividade na alocação de recursos e a transparência dos critérios de seleção. No âmbito do TRE/MS, os projetos são organizados em portfólios, agrupado por áreas e/ou unidades executoras. Cada área/unidade é responsável pelos projetos que compõem seu portfólio, a saber:

  • Área Corporativa (Administrativa e Judiciária) : Responsável: Diretor(a)-Geral;
  • TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) : Responsável: Secretário(a) da STI.

Acesse o processo Gerenciar Portfólio de Projetos - Acolher e priorizar propostas ( formato pdf ) e ( formato BPM )
Acesse o processo Gerenciar Portfólio de Projetos - Monitoramento e Controle ( formato pdf ) e ( formato BPM )
Avaliação e priorização do Comitê Permanente de Gestão Estratégica - CPGE (formato editável)
Ata de reunião do Comitê Permanente de Gestão Estratégica - CPGE (formato editável)