TRE na Escola-Cidadã
APRESENTAÇÃO
"TRE na escola-cidadã" é um projeto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul e tem como alvo as escolas estaduais de nível médio de Campo Grande.
O projeto educativo é composto por duas fases: a primeira é a realização do II Concurso de Redação com o tema "O Voto Como Instrumento Contra a Corrupção" e a segunda fase é composta por ciclos de palestra com demonstração da urna eletrônica nas escolas estaduais e faculdades desta capital.
Para participar do Concurso de Redação os alunos devem estar regularmente matriculados no ensino médio nas Escolas Estaduais de Campo Grande, e ter entre 15 e 18 anos.
As inscrições são realizadas por meio das escolas no período de 21 de setembro a 16 de outubro, na página do TRE-MS e a prova será aplicada no dia 8 de novembro de 2015.
As cinco melhores redações serão premiadas no auditório do TRE-MS, no dia 23 de novembro, assim como a escola, cujo aluno for o primeiro colocado.
Os vinte melhores trabalhos serão publicados na nossa página.
Venha participar desta aula de cidadania!
REGULAMENTO
1. DA APRESENTAÇÃO
1.1. O II CONCURSO DE REDAÇÃO, promovido pelo Projeto TRE NA ESCOLA-CIDADÃ do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, consiste num evento cultural cujo tema será:
“O VOTO COMO INSTRUMENTO CONTRA A CORRUPÇÃO”.
1.2. Os objetivos do II CONCURSO DE REDAÇÃO são:
a) Incentivar os alunos a participarem do processo democrático conferido pela Constituição cidadão de 1988, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos e deveres como cidadão, no exercício da cidadania.
b) Alertar os jovens para os vícios que descaracterizam e contaminam o objetivo e a essência do direito ao voto, conscientizando-os sobre o valor da ética na política e no exercício do voto.
c) Conscientizar e preparar politicamente aqueles que participarão das decisões políticas fundamentais do País, utilizando-se das novas tecnologias introduzidas pela Justiça Eleitoral, como a urna eletrônica, expedição de título on line, impressão de justificativa e certidão de quitação via internet.
d) Ampliar, capacitar e mobilizar os jovens para o exercício livre e consciente do voto.
e) Despertar nos jovens a capacidade de distinguir a avaliar as boas e más práticas eleitorais e o impacto que elas exercerão nos serviços essenciais oferecidos à população e no futuro de cada um.
2. DOS PARTICIPANTES
2.1. Poderão participar do concurso os alunos do ensino médio, regularmente matriculados nas Escolas Estaduais de Campo Grande, com idade entre 15 e 18 anos.
2.2. Não poderão participar do concurso filhos, enteados, netos, irmãos e sobrinhos dos membros (ou de seus cônjuges/companheiros) que compõem a Banca Examinadora deste concurso, situação verificada pelas informações da ficha de inscrição.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1. As inscrições serão realizadas através das escolas, no período de 21 de setembro a 16 de outubro de 2015, diretamente no sítio eletrônico do Tribunal: http://www.tre-ms.jus.br
3.2. Cada escola inscreverá, no máximo, 10 (dez) alunos.
3.3. Existindo alunos interessados em participar do concurso em número superior ao limite estabelecido no item 3.2, caberá à escola, mediante critérios próprios, decidir quais serão os participantes escolhidos.
3.4. As escolas que estiverem impossibilitadas de inscrever seus alunos, por falta de acesso a internet, por não obtenção de linha ou de conexão ou por defeito de transmissão ou de recepção, deverão entrar em contato com a Comissão Organizadora do concurso, na Sede do TRE/MS, sito na Rua Des. Leão Neto do Carmo, nº 23, Parque dos Poderes (EJE/ASCOM), através dos telefones 2107-7020 e 2107-7018, das 12h às 18h, até o dia 16.10.2015.
3.5. As inscrições indeferidas, por estarem em desacordo com o presente regulamento, serão publicadas no sítio eletrônico www.tre-ms.jus.br, até o dia 23.10.2015.
4. DO CONCURSO
4.1. O concurso de redação será realizado no dia 8.11.2015, na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, situado à Rua Bahia, n.355 , no Jardim dos Estados. Telefones: 3384-6124 e 3325-7668.
4.2. Os alunos disporão de um tempo máximo de 2h30m para elaboração de sua redação. Os portões da Escola serão fechados às 07h50m; a prova terá início às 8h.
4.3. Somente poderá realizar a prova o aluno que apresentar um documento de identificação.
4.4. Cada sala contará com a presença de, no mínimo, 1 (um) fiscal, escolhido dentre os servidores do TRE/MS.
4.5. Cada participante receberá uma folha contendo o enunciado da prova, uma folha em branco para rascunho e um formulário para elaborar o texto definitivo da redação.
4.6. O participante poderá utilizar lápis no rascunho e, sob pena de desclassificação, caneta AZUL ou PRETA, para o preenchimento do formulário com o texto definitivo da redação.
4.7. Terminado o trabalho, o candidato entregará ao fiscal o formulário com a redação definitiva, que, sob pena de desclassificação, não poderá conter nome, marca ou sinal que permita sua identificação.
4.8. Os fiscais destacarão um par de etiquetas, impressas com o mesmo número e, na presença do participante, colocarão uma etiqueta na redação e a outra na lista de presença, ao lado do nome e da assinatura do participante.
4.9. A redação será acondicionada em envelope destinado a “PROVAS DO CONCURSO DE REDAÇÃO”, identificado com o número da sala e nome do fiscal, na presença do participante.
4.10. Os três últimos participantes permanecerão na sala e assistirão ao fechamento do envelope contendo as redações e do envelope contendo a lista de presença/identificação. Ambos os envelopes serão lacrados e assinados pelos presentes.
4.11. O envelope contendo as redações somente será aberto pela Banca Examinadora, para a avaliação dos trabalhos e divulgação dos vencedores.
4.12. Não será permitido o uso de aparelhos celulares ou outros equipamentos eletrônicos durante a realização do concurso.
5. JULGAMENTO DAS REDAÇÕES
5.1. O período de correção das redações será de 9 de novembro a 13 de novembro de 2015, pela Banca Examinadora, previamente designada, formada por servidores do TRE/MS e professoras indicadas pela Secretaria de Educação.
5.2. Os nomes dos integrantes da Banca Examinadora serão divulgados no sítio da internet do TRE/MS até o dia 18/10/15.
5.3. As redações que não atenderem aos itens 4.6 e 4.7 deste regulamento serão automaticamente desclassificadas.
5.4. Os quesitos a serem avaliados nas redações classificadas são os seguintes:
a) PERTINÊNCIA TEMÁTICA;
b) COESÃO E COERÊNCIA;
d) USO DA GRAMÁTICA; e
e) VOCABULÁRIO.
5.5. Os quesitos serão julgados pela Banca examinadora, e serão desclassificadas as redações que não seguirem a proposta da prova ou que não tratem do tema do concurso.
5.6. As decisões sobre a desclassificação, conforme previsão dos itens 5.3 e 5.4 serão tomadas de forma colegiada pela maioria absoluta dos membros da Comissão que formam a Banca Examinadora.
5.7. As redações classificadas serão avaliadas por dois membros da Comissão. A cada um dos quatro quesitos será atribuída pontuação variável de zero a dois pontos e meio (2,5). A nota será alcançada somando-se a pontuação dos cinco quesitos.
5.9. Para obter a nota final, as notas dos dois membros da comissão serão somadas e dividido o total por 2 (dois).
5.10. No caso de igualdade de pontos obtidos, será adotado, como critério de desempate, a maior nota obtida nos seguintes quesitos:
1º - PERTINÊNCIA TEMÁTICA;
2º - USO DA GRAMÁTICA;
3º - COESÃO E COERÊNCIA;
4º - VOCABULÁRIO.
6. DA PREMIAÇÃO
7.1. A premiação dos melhores trabalhos dar-se-á no dia 23.11.2015, em sessão extraordinária de Premiação, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral.
7.2. Serão premiados os cinco melhores trabalhos, com prêmios ainda a serem definidos.
7.3. A escola, cujo aluno for 1º colocado, receberá um prêmio ainda a ser definido.
7.4. Os vinte (20) melhores trabalhos serão publicados no site do TRE, na internet e na intranet.
8. Das disposições finais
8.1. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelos componentes da Comissão Organizadora, através do telefone 2107-7020.
8.2. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora, não cabendo recursos ou qualquer forma de revisão.
INSCRIÇÕES
II Concurso de Redação
Tema: "O Voto Como Instrumento Contra a Corrupção"
Período de Inscrição:21/09/2015 a 07/10/2015