TRE-MS adere ao Março Azul
Campanha de prevenção ao câncer de intestino acontece durante o mês de março
As Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP) realizam, no mês de março, a campanha Março Azul. Tem por objetivo alertar a população sobre os riscos do câncer de intestino, sobre a importância do diagnóstico dos tratamento precoces, além de informar as formas de prevenção e os cuidados à população.
“Médico & Paciente - Parceria que Salva! Vamos juntos evitar o câncer de intestino” é a mensagem central da campanha do Março Laranja de 2024. O câncer de intestino é também conhecido como câncer colorretal e engloba os tumores na região do cólon e reto, no intestino grosso.
A doença possui diversos fatores de risco, como por exemplo: o fumo, o consumo de alimentos gordurosos, o sedentarismo, o consumo de bebidas alcoólicas, ter idade superior a 50 anos e o histórico de câncer de intestino na família são alguns deles. Os sintomas são: perda de peso inexplicável, diarreia ou prisão de ventre, sangue ao evacuar, cólicas, vômitos e as dores na região anal e sensação de intestino cheio.
Caso apresente alguns desses sintomas, é necessário a consulta a um especialista para que seja feito exames complementares para um diagnóstico preciso sobre a condição do paciente. O diagnóstico precoce oferece até 90% de chance de cura do câncer de intestino.
Uma rotina de exercícios físicos e a boa alimentação, alinhados a visitas regulares ao médico são as melhores formas de se prevenir o câncer colorretal.
#ParaTodosVerem: Card em azul com uma esfera branca dentro dela um laço azul e o texto: Março azul 2024 Prevenção ao Câncer de Intestino.