Atendimento exclusivo para PcD, TEA e jovens eleitores alcança mais de 180 pessoas
Ação foi realizada no dia 10/4, no Centro Integrado de Justiça (CIJUS), na Capital
No ultimo dia 10, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE), realizou uma ação exclusiva de atendimento presencial para Pessoas com Deficiência (PcD) ou mobilidade reduzida, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e também para jovens que ainda não têm título de eleitor. O evento aconteceu no Centro Integrado de Justiça (CIJUS), na Capital.
A ação, que visou garantir maior comodidade, acessibilidade e inclusão desse público, realizou 183 atendimentos no total, entre emissão do primeiro título, revisão de dados no cadastro eleitoral e transferência de local de votação.
Do público com necessidades especiais foram atendidos 6 deficientes físicos; 3 deficientes visuais; 1 deficiente auditivo e 7 com TEA, os quais contaram com uma sala adaptada, com atendimento multisensorial, luzes adequadas e treinamento prévio pela Associação de Pais Responsáveis Organizados pelas Pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista (Prodtea) dos servidores da Justiça Eleitoral.
Presente no evento, a Drª Silmara Amarilla, diretora adjunta da EJE-MS e uma das responsáveis pelo evento, reforçou a importância a ação: “A Justiça Eleitoral busca um atendimento mais amplo, mais inclusivo e mais democrático. Assegurando, também, a esses públicos o acesso ao voto e ao exercício da sua cidadania”.
Também estiveram presentes Wilson Borba, chefe da CAE; Naína Dibo, presidenta da Prodtea; Ericléier Alves, Advogada e vice-presidente da Prodtea; Josemara Reese, Presidente da Comissão Municipal da Pessoa com Deficiência e membro do Conselho Prodtea; Leonardo Pereira Alves, perito médico-legista, Conselho de Honra; Andressa Abel, Coordenadora da Corregedoria Regional Eleitoral; e Nilce Louzan, membro da Comissão de Prevenção e enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação.
#ParaTodosVerem: Foto de servidores TRE-MS em atendimento em mesas de trabalho, estão sentados e usam equipamentos, como computadores e câmeras. Algumas mulheres são atendidas pelos servidores. Outros aguardam atendimento.