Estudantes de Douradina participam do projeto Cartório Cidadão
Na ocasião participaram cerca de 30 estudantes do Ensino Médio
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul, por meio da 18ª Zona Eleitoral, em Dourados, promoveu mais uma edição do Projeto Cartório Cidadão. A apresentação, que aconteceu no último dia 7 de novembro, teve lugar na Escola Joãozinho Carapé Fernando, localizada na Aldeia Lagoa Rica, município de Douradina. Na ocasião participaram cerca de 30 estudantes do Ensino Médio.
Durante o evento os servidores do Cartório Eleitoral, Israel Lins e Thiago Almeida, abordaram assuntos relacionados à segurança do processo eleitoral, à preparação dos sistemas, à transmissão de resultados, à confiabilidade e auditabilidade do processo eleitoral. Ao final, os estudantes puderam ter contato com a urna eletrônica.
Cartório Cidadão
O Projeto, realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral e os cartórios eleitorais do interior desde 2022, conta com palestras nas escolas estaduais de ensino médio e objetiva esclarecer aos jovens a importância do direito ao voto consciente, desinformação (Fake News), segurança da urna e o processo eletrônico de votação, sigilo do voto e treinamento de eleitores na urna eletrônica, bem como estimulá-los a realizar a inscrição eleitoral.
#ParaTodosVerem: Foto com diversas pessoas, entre adolescentes e adultos, sentados como que em formato de plateia, sob uma cobertura modelo coreto, semelhante a espaço de recreação escolar. Ladeando as pessoas dois homens de meia idade, ambos com crachá do TRE-MS estão de pé e sorriem para a foto. Ao fundo alguns jovens de pé atrás da plateia. À frente uma mesa com um exemplar da urna eletrônica e painel de controle da mesma.