CNJ divulga resultado da pesquisa “Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro”
Os questionários foram respondidos por cidadãos, advogados, defensores e membros do Ministério Público

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), realizou, durante os meses de abril e maio de 2022, uma pesquisa com base na percepção do público quanto aos serviços prestados pelo Poder Judiciário e seu funcionamento. O levantamento contou com apoio do Laboratório de Inovação de ODS (LIODS/CNJ) e cooperação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A pesquisa, respondida por cidadãos, advogados, defensores e membros do Ministério Público, objetivou obter informações sobre o acesso ao sistema de justiça, o acompanhamento processual e a efetividade dos serviços jurisdicionais prestados, possibilitando o planejamento e o desenvolvimento de melhorias para o Poder Judiciário.
A partir das respostas coletadas, foram efetuados estudos e elaboradas diversas recomendações que versam sobre a organização e a estrutura do sistema de justiça; tecnologias e sistemas eletrônicos; melhorias na forma de comunicação com o cidadão (o que inclui os sistemas utilizados e o uso de linguagem acessível); aprimoramento da prestação jurisdicional para reduzir a morosidade; e, por fim, o incentivo à capacitação dos operadores do direito (OAB, DPU, Defensorias Estaduais e Ministérios Públicos) no que tange à alimentação das Tabelas Processuais Unificadas (TPUs).
O documento completo da pesquisa pode ser acessado aqui.
#ParaTodosVerem: Cartaz: texto centralizado: Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro, com fundo branco e uma margem azul contorna três lados do card. na margem inferior as logomarcas PNUD, LIODS e CNJ.