19ª e 49ª ZEs promovem ações do projeto Cartório Cidadão
Estudantes ouviram sobre o significado do voto, o processo eletrônico de votação, a segurança da urna eletrônica, e a desinformação
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio dos cartórios eleitorais da 19ª ZE (Ponta Porã) e da 49ª ZE (Dois Irmãos do Buriti e Anastácio), promoveu, nos dias 19, 20 e 21 de junho, mais uma edição do Projeto Cartório Cidadão. A ação, elaborada e desenvolvida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MS), em parceria com os cartórios eleitorais do interior, reuniu mais de 400 alunos nas três ocasiões.
Os alunos das escolas estaduais João Brembatti Calvoso (Ponta Porã) e Felícia Emiko Kawamura Sakitani (Dois Irmãos do Buriti), bem como da escola municipal Novo Progresso (assentamento Monjolinho – Anastácio), ouviram sobre o significado do voto, o processo eletrônico de votação, a segurança da urna eletrônica, e a desinformação.
Durante as palestras e mini workshops, os estudantes puderam ter contato com a urna eletrônica e suas funcionalidades, ocasião em que se voluntariaram para também simular o trabalho dos mesários. Para os alunos do ensino fundamental, foram distribuídas miniaturas da urna eletrônica em papel.
#ParaTodosVerem: Foto em preto e branco de pessoas alinhadas lado a lado posando para foto, são estudantes, jovens usam uniformes e estão descontraídos na foto.