Mais de 750 alunos do interior participam do projeto Cartório Cidadão
Ação tratou da importância consciente do voto, da desinformação, da segurança da urna, dentre outros temas
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MS), permanece dando seguimento às ações de cidadania promovidas por meio do projeto “Cartório Cidadão”. Nos meses de maio, junho e julho, 750 estudantes do interior do Estado participaram de palestras sobre a importância consciente do voto, a desinformação, a segurança da urna e o processo eletrônico de votação, além de treinamento com a urna eletrônica (as fotos estão disponíveis no Flickr).
49ª Zona Eleitoral
No dia 19 de junho, 212 alunos da Escola Estadual Felícia Emiko Kawamura Sakitani, em Dois Irmãos do Buriti, participaram de uma palestra e mini workshop sobre o processo eleitoral. Em Anastácio, no dia 21 do mesmo mês, no assentamento Monjolinho, 180 alunos da Escola Municipal Novo Progresso também foram contemplados com as ações promovidas pelo cartório da 49ª ZE.
19ª e 52ª Zona Eleitoral
Em Ponta Porã, a 19ª ZE ministrou, a cerca de 30 alunos da Escola Estadual João Brembatti Calvoso, a importância do direito ao voto, o sigilo da votação e outros temas correlatos. A ação aconteceu no dia 20 de junho.
Já na 52ª ZE, os alunos do nível fundamental também participaram das atividades em salas de aulas e das atividades práticas com a urna eletrônica durante o intervalo das aulas no pátio da escola. Ao final de cada encontro foram distribuídas miniaturas em cartolina da urna eletrônica, disponibilizadas pelo TRE-MS.
Resumo das escolas visitadas na primeira etapa:
- Em 18 de maio: Ensino Fundamental Polo Municipal Jardim Ivone e Escola Estadual Dep. Fernando C. Capiberibe Saldanha;
- Em 23 de maio: Escola Elite (Ensino Fundamental e Médio);
- Em 25 de maio: Escola Municipal Prof.ª Zaira Portela (Ensino Fundamental e Médio).
7ª e 50ª Zona Eleitoral
Em Corumbá, os juízes da 7ª e 50ª Zona Eleitoral ministraram palestra a 80 alunos do curso profissionalizante de Direito da Escola Estadual Maria Helena Albaneze sobre o tema "Por que votar aos 16?"
40ª Zona Eleitoral
Em São Gabriel do Oeste, a 40ª Zona Eleitoral realizou atividades de cidadania na Escola Ênio Carlos Bortolini, com 250 crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Ao final, todos os alunos utilizaram a urna eleitoral real e as primeiras turmas, receberam a urna de papel, para ser montada.
#ParaTodosVerem: Foto de crianças numa roda de conversa, elas participam de um evento e estão colaborando com a mediadora. Usam uniformes e algumas sorriem para a foto.