TRE-MS realiza amanhã o 1º Seminário de Promoção de Igualdade Racial
Interessados deverão se inscrever para participar de maneira presencial ou remota
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação (CPEAD), realiza, no próximo dia 27 de abril, o 1º Seminário pela Promoção da Igualdade Racial. O evento acontecerá no plenário do TRE-MS e contará com transmissão ao vivo pelo YouTube.
A abertura será feita pela servidora aposentada do TRE-MS, Alir Terra Lima, ex-Diretora-Geral da Corte eleitoral do estado e atual presidente da Santa Casa de Campo Grande.
O encontro terá início às 13h com o credenciamento dos participantes e, a partir das 13h30, acontecerá a abertura e o início das palestras, que seguirão as seguintes abordagens:
- Racismo Religioso e a importância social da desmisticação das religiões de matriz africana, que terá por palestrante o Pai Juan de Sango;
- Políticas públicas de promoção de igualdade racial em Mato Grosso do Sul, a ser proferida por Vânia Lúcia Baptista Duarte; e
- A importância dos movimentos sociais em prol do combate ao racismo estrutural, por Romilda Pizani.
Na ocasião também haverá exposição de elementos, produções e/ou artesanatos que remontem à identidade do quilombo. A ideia é trazer para o evento elementos da cultura e sociedade africana presentes nas comunidades próximas a Campo Grande.
As inscrições para o evento presencial ou on-line podem ser feitas clicando aqui.
Perfil dos palestrantes
▪ PaiJuan de Sango: Membro do Conselho Municipal dos Direitos Negros. Representante da religião de umbanda (Casa de Caridade Dona Tida) iniciado em 2008, iniciado no candomblé em 2020. Em 2022, compôs a coordenadoria de promoção da igualdade racial no município de Campo Grande Atuante em diversos movimentos de políticas afirmativas aos povos de terreiros e matrizes africanas, tem como objetivo trazer para as pessoas um olhar mais sensível no que se refere à liberdade religiosa.
▪ Vânia Lúcia Baptista Duarte: Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção de Igualdade Racial. Graduada em História com especialização em Cultura e História dos Povos Indígenas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES-UCDB) / Bolsista do OBEDUC/Professora da Educação Básica. Trabalhou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul - assessoria de gabinete e Escola Municipal José Mauro Messias da Silva "Poeta das Moreninhas". Com experiência na área da Educação, no Movimento Social Negro, na Gestão Pública, na Pesquisa e em Conselhos de Direito.
▪ Romilda Pizani: Coordenadora do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro do MS e educadora popular na Rede de Educação Cidadã Coordenadora do Fórum Municipal de Cultura de Campo Grande.
#PraCegoVer: Card em fundo azul com faixas alternadas em diferentes tons no formato quadrado, com imagem do estado do Mato Grosso do Sul em contorno verde largo com fotos de pessoas representantes de diversas etnias todos sorrindo, no canto superior esquerdo.