CNJ promove nova edição dos Seminários de Pesquisas Empíricas nesta quinta-feira (19)
O encontro será realizado pela plataforma Cisco Webex e com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube
Acontece nesta quinta-feira (19), às 17h (horário de Brasília), o Seminário de Pesquisas Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias, que tem por objetivo a discussão de pesquisas voltadas ao Poder Judiciário e a troca de experiências entre servidores públicos, pesquisadores, estudantes e interessados em produção de pesquisas empíricas e metodologias de geração de dados.
O encontro será realizado pela plataforma Cisco Webex e com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube e contará com a participação de pesquisadores que vão discutir o papel da mediação e da conciliação na prestação jurisdicional.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
Sobre a pesquisa
A pesquisa empírica aplicada às políticas judiciárias possui relevância quando aplicada por magistrados e servidores do Judiciário, tornando o conhecimento acadêmico e científico aplicado diretamente por aqueles que lidam diariamente com a prestação jurisdicional.
Os Seminários são realizados pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio do Departamento de Pesquisas Judiciárias, desde maio de 2021, sempre com novos assuntos, e ocorrem quinzenalmente, às quintas-feiras.
O tema desta semana será “Mediação e Conciliação”, com apresentação das Pesquisas: “CEJUSC de Primavera do Leste-MT em 2018: As Ferramentas da Mediação tem obtido a Eficiência desejada pelo Poder Judiciário?”; “Estudo Jurimétrico sobre conciliações e mediações no estado do Piauí” e “Conciliação e mediação no âmbito dos processos das varas cíveis do Tribunal de Justiça do Estado do Pernambuco”.