Auditoria da votação eletrônica confirma segurança das urnas eletrônicas
Em MS, Testes de Integridade e Autenticidade, além de Projeto-piloto com Biometria foram realizados em 23 urnas, nos 1º e 2º turnos
Com a finalidade de esclarecer aos partidos políticos, candidatos e eleitores quanto à segurança do processo eleitoral, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica – Eleições 2022 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) divulga publicamente os relatórios acerca da realização da auditoria externa realizada em urnas eletrônicas no 1º e 2º turnos em Mato Grosso do Sul.
Das 23 urnas auditadas, 18 passaram pelo Teste de Integridade e três pelo de Autenticidade. Já outras duas passaram pelo Teste de Integridade com uso de Biometria em duas seções eleitorais de Campo Grande. As auditorias aconteceram nos mesmos dias e horários do 1º e do 2º turno da eleição oficial.
Resultados
Os documentos são resultado de procedimento realizado por empresa contratada que constatou a não ocorrência de "inconformidades não corrigidas durante os trabalhos de auditoria", concluindo, quanto ao 1º turno, que "não foram identificados procedimentos e situações que comprometessem a transparência e confiabilidade da Votação Eletrônica", e, quanto ao 2º turno, que "não identificamos procedimentos e situações que comprometessem a transparência e confiabilidade do Teste de Integridade e Projeto-Piloto com Biometria nos processos acompanhados nos dias 29 e 30 de outubro. Concluímos como satisfatórios os resultados obtidos".