Projeto do TRE-MS leva cidadania a estudantes do interior do Estado
O “Cartório Cidadão” é um programa de incentivo e suporte às zonas eleitorais para desenvolverem ações de educação cidadã
Em decorrência da aplicação do Projeto "Cartório Cidadão", realizada pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (EJEMS) em parceria com os cartórios eleitorais do interior do Estado, o Cartório da 18ª Zona Eleitoral, em Dourados, realizou, nesta quarta-feira (27), uma apresentação sobre cidadania, voto consciente e segurança da urna eletrônica, dentre outros temas, a cerca de 90 estudantes do ensino médio da Escola Barão do Rio Branco, em Douradina.
A apresentação, que faz parte do projeto “Cartório Cidadão”, teve por tema “Cidadania eO Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJEMS), realizou, nesta quarta-feira (27), apresentação sobre cidadania, voto consciente e segurança da urna eletrônica, dent participação: a importância dos direitos e a participação dos jovens no processo eleitoral”, e incluiu treinamento com os estudantes que tiveram a oportunidade de manusear a urna eletrônica e simular a votação. Ao final, foram distribuídas cartilhas com temas sobre cidadania e segurança do processo eleitoral.
Representaram o TRE-MS os servidores da 18ª Zona Eleitoral Israel Lins e Vinícius Betoni.
Cartório Cidadão
Trata-se de um programa de incentivo e suporte às zonas eleitorais para desenvolverem ações de educação cidadã.
O projeto visa estimular jovens entre 16 e 18 anos, para os quais o voto é facultativo, a realizarem o alistamento eleitoral, bem como informar sobre os documentos necessários para o requerimento da primeira via do título eleitoral. Além disso, busca esclarecer a sociedade em geral sobre desinformação (Fake News), a importância do voto consciente, segurança da urna e do processo eletrônico de votação e o sigilo do voto. No final há o treinamento desses eleitores com a urna eletrônica.