Novembro Azul: a importância em se falar do assunto
A prevenção acontece pela prática de bons hábitos, como alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e prática de atividade física

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), atento à conscientização da sociedade e de seus colaboradores, adere à causa da campanha “Novembro Azul”. O objetivo é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha, realizada por diversas entidades durante esse período, propõe conscientizar a população, em especial, os homens sobre a importância de se voltar para os cuidados acerca das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Câncer de próstata
Nos homens, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer no Brasil e também o segundo tipo mais frequente após o câncer de pele. Segundo o Ministério da Saúde, entre os fatores que podem aumentar esse tipo de câncer estão idade - nove em cada dez diagnósticos são de homens acima de 55 anos -, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade.
O diagnóstico do câncer de próstata ocorre por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Já a prevenção acontece, entre outras medidas, pela prática de bons hábitos como alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e prática de atividade física. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar é fundamental.