TRE-MS participa da eleição da 5ª edição do Projeto Parlamento Jovem
TRE-MS participa da eleição da 5ª edição do Projeto Parlamento Jovem
Nesta quarta-feira (7), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), atuando como parceira da Assembleia Legislativa do Estado, por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, estará participando da eleição da 5ª edição do Projeto Parlamento Jovem, em Campo Grande.
Desde a primeira edição do projeto, o TRE-MS fornece todo suporte para o processo da eleição, no tocante a elaboração do edital, preparação das urnas, treinamento dos mesários e, ao final, a diplomação dos eleitos.
O projeto conta com uma comissão formada por representantes da Secretaria de Estado de Educação, Tribunal Regional Eleitoral e da Assembleia Legislativa.
A votação, que será por meio de urnas eletrônicas, contará nesta edição com 11 urnas, sendo uma em cada escola participante, onde 4.484 alunos votantes deverão escolher entre 26 candidatos.
O TRE-MS, por meio da Coordenadoria de Cadastro e Logística de Eleições (COCLE), estará de plantão, das 7h às 21h, para atender as escolas participantes nos casos de necessidade de substituição de urnas eletrônicas; dúvidas técnicas de operação do equipamento e outras necessidades.
O período de votação será diferenciado entre as escolas, abrangendo em algumas delas o período matutino, vespertino e noturno (das 8h às 21h).
As escolas participantes são: E. E. Amélio de Carvalho Baís; E. E. Henrique Ciryllo Corrêa; E. E. Manoel Bonifácio; Nunes da Cunha; E. E. Riachuelo; E. E. Arlindo de Andrade Gomes; E. E. José Antônio Pereira; E. E. José Maria Hugo Rodrigues; E. E. Waldemir Barros da Silva; E. E. Lúcia Martins Coelho; Colégio Atenas; e Colégio Mace.
O Projeto
O Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense é um projeto de iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado, sob a coordenação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, em parceria com a Secretaria de Educação/MS. Tem por objetivo formar e promover a consciência política e a liderança entre Jovens e Adolescentes Sul-Mato-Grossenses.
O Parlamento Jovem Sul-Mato-Grossense é constituído por deputados(as), eleitos dentre estudantes, em idade própria, do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, devidamente matriculados(as) e frequentes nos estabelecimentos de Ensino Público e particular.