TRE-MS julga todas as prestações de contas dos candidatos do pleito de 2014
Nesta quinta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) concluiu o julgamento de todos os processos de prestação de contas de campanha dos candidatos eleitos e dos não eleitos que concorreram nas eleições de 2014 aos cargos de governador, vice-governador, senador, 1º e 2º suplente de senador, deputado federal e deputado estadual.
Os processos dos candidatos eleitos foram julgados no ano passado até a data da diplomação, que ocorreu em 15.12.2014, em cumprimento à determinação legal. Já o prazo para o julgamento das prestações de contas dos candidatos não eleitos, que vencerá em 31.7.2015, foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, no Calendário Eleitoral (Resolução TSE nº 23.390).
As prestações de contas de candidatos totalizaram 599 processos, sendo 34 de candidatos eleitos e 565 de não eleitos.
Segundo o Secretário Judiciário do TRE/MS, Hardy Waldschmidt, “o cumprimento do prazo deu-se, principalmente, em razão do comprometimento de todas as pessoas envolvidas com os feitos dessa natureza, servidores do Protocolo, CRIP, CCIA, CSDJ, assessores, Procurador Regional Eleitoral e Juízes da Corte; e também da atuação do Presidente do Tribunal, Des. Divoncir Schreiner Maran, ainda em fevereiro de 2015, junto aos juízes relatores dos processos e à Procuradoria Regional Eleitoral, proporcionando os meios necessários para a sua consecução”.