Conheça as vantagens de ser mesário nas Eleições

Os eleitores precisam ter certeza de que a eleição e apuração dos votos serão feitas de maneira confiável e transparente. Para isto a Justiça Eleitoral, além dos servidores e juízes, conta com os mesários, que ajudam neste processo.
O mesário tem as vantagens de receber, sem prejuízo do salário ou qualquer outro benefício, dois dias de dispensa do serviço público ou privado para cada dia de serviço prestado para a Justiça Eleitoral, incluindo os dias de eventuais treinamentos; auxílio-alimentação e, ainda, prioridade em desempate em concursos públicos, no âmbito dos TRE´s, desde que haja esta previsão no edital.
Foi o que aconteceu com a servidora do TRE-MS, lotada em Porto Murtinho/MS, Lisiane Felix, que prestou concurso público e, pelo fato de ter sido mesária, comprovadamente, obteve o desempate na classificação final e assim foi nomeada para o cargo de Analista Judiciário.
Lisiane contou que: “quando estava no último ano da faculdade, fui convocada para trabalhar em uma eleição, eu ficava em um dos locais de votação. Depois de alguns anos fiz o concurso do TRE e fiquei empatada com outros cinco candidatos. Não tinha atentado para os critérios de desempate, mas o serviço eleitoral era o primeiro deles. Assim, fiquei como a primeira no desempate e somente por isso fui convocada para o cargo. Portanto, não fosse eu ter trabalhado como mesária, eu não estaria aqui hoje”.
Somente não podem ser mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau e os menores de 18 anos.
Os interessados em trabalhar como mesário devem se inscrever no portal do TRE-MS (www.tre-ms.jus.br), na seção Mesário Voluntário, ou solicitar junto à sua Zona Eleitoral.
Participe!